Por Daniel Cury

Foto de capa: Jenifoto / 123RF

Na quarta parte da nossa lista completa de locais que a UNESCO considerou como patrimá┤nios da humanidade na Itáília, nossa lista vai para a Toscana, passa por um famoso vulcáúo e chega a grupos de capelas na Lombardia. Depois desta lista, a prá│xima chegaráí ao final, completando os 54 sá¡tios.

1- Vilas dos Má®dici na Toscana

Composta por 12 vilas (as famosas propriedades rurais centralizadas em uma grande casa ou paláício) e dois jardins espalhados pela regiáúo da Toscana, as Vilas dos Má®dici foram construá¡das pelos membros desta que á® uma das mais famosas famá¡lias italianas. O motivo primordial para que estas construáºáÁes pertenáºam a esta lista á® o fato de representarem a influá¬ncia dos Má®dici exerceram na construáºáúo da cultura europeia moderna, especialmente por serem patronos da arte. Dentre os 14 locais, o maior deles á® a Villa di Artimino, com mais de 700 hectares, e o menor á® a Villa di Cerreto Guidi, com pouco mais de quatro hectares. A integraáºáúo das construáºáÁes com o ambiente marca a importante caracterá¡stica renascentista de conectar o humano com a natureza.

Villa dos Má®dici ÔÇ£Poggio a CaianoÔÇØ ÔÇô Foto: Alberto Baldaccini (Wikipedia)

2- Monte San Giorgio

A riqueza cultural da Itáília passa por tantos perá¡odos histá│ricos que atá® nos esquecemos que háí um perá¡odo ainda mais antigo a se presenciar nesta montanha: o perá¡odo triáíssico! Isso ocorre porque a montanha que fica na fronteira com a Suá¡áºa possui fá│sseis de moluscos, peixes e crustáíceos que viveram 240 milháÁes de anos atráís. Isso sá│ á® possá¡vel porque o local foi uma lagoa separada do oceano por um recife de corais. Animais terrestres do perá¡odo, como rá®pteis, tambá®m podem ser vistos em fá│sseis.

Monte San Giorgio ÔÇô Foto: F. Ceragioli (Wikipedia)

Leia tambá®m TUDO SOBRE OS PATRIMáöNIOS DA HUMANIDADE NA ITáüLIA (PARTE 1)

3- Monte Etna

O famoso vulcáúo ainda ativo da Itáília á® tambá®m um patrimá┤nio da humanidade. Localizado na costa leste da Sicá¡lia, o Etna á® um dos vulcáÁes mais altos do mundo e encontra-se em constante erupáºáúo, mas raramente de forma destrutiva, permitindo que a populaáºáúo dos arredores continue vivendo normalmente. Aliáís, á® justamente devido ao solo vulcáónico da regiáúo que o local se tornou solo fá®rtil para produáºáúo agrá¡cola. A fauna e flora do local permitem que todo o parque do Monte Etna seja um verdadeiro laboratá│rio a cá®u aberto para cientistas.

Vista aá®rea do Monte Etna
Vista aá®rea do Monte Etna. Foto: Kruwt / Bigstock

4- Piazza del Duomo, Pisa

Chamada tambá®m de Piazza dei Miracoli, a praáºa principal da cidade de Pisa á® composta por quatro obras primas da arquitetura medieval: a Catedral de Pisa, o Batistá®rio e a Torre Sineira, conhecida mundialmente como a Torre de Pisa e famosa por sua inclinaáºáúo. A construáºáúo da áírea como a conhecemos hoje se deu no sá®culo XI, quando a entáúo catedral construá¡da no perá¡odo paleo-cristáúo foi removida para a construáºáúo da catedral que temos hoje. Como Pisa era, nesta á®poca, um importante centro econá┤mico da regiáúo, os prá®dios foram importantes para ostentar esse poderio. Ao longo do tempo, o espaáºo da Piazza dei Miracoli foi se moldando, sendo acrescido das outras construáºáÁes. Nos sá®culos seguintes, Pisa viveu perá¡odos de queda econá┤mica e invasáÁes, mas o desenho da praáºa permaneceu essencialmente o mesmo ao longo do tempo.

Piazza Campo dei Miracoli - Pisa
Piazza Campo dei Miracoli – Pisa. Foto: Fotoember / Bigstock

5- Portovenere, Cinque Terre e as Ilhas Palmaria, Tino e Tinetto

Quem jáí visitou a costa da Ligá║ria sabe muito bem o quanto ela á® encantadora. No entanto, alá®m de ser bela aos nossos olhos, a regiáúo possui um valor cá¬nico e cultural inestimáível. A regiáúo de Cinque Terre, que reá║ne cinco pequenas cidades (Monterosso, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore) áá beira-mar que se conectam por trilhas e ficam encrustadas nas rochas á¡ngremes, culmina em um braáºo de terra que termina na cidade de Portovenere, bem diante das ilhas nomeadas acima. A mescla de cidades com a natureza á® indescritá¡vel.

Manarola - 5 Terre.
Manarola – 5 Terre. Foto: Jenifoto / 123RF

Leia tambá®m TUDO SOBRE OS PATRIMáöNIOS DA HUMANIDADE NA ITáüLIA (PARTE 2)

6- Sá¡tios Palafá¡ticos prá®-histá│ricos ao redor dos Alpes

Nada menos do que 111 locais possuem vestá¡gios de casas de palafita do perá¡odo prá®-histá│rico, que teriam sido construá¡das prá│ximas de páóntanos e lagos. As construáºáÁes remanescentes remontam atá® o ano de 5.000 a.C., e na verdade se espalham por mais paá¡ses do que apenas a Itáília, jáí que tais assentamentos de antigos povos se espalhavam por todo o arco alpino, incluindo tambá®m a Suá¡áºa, Alemanha, áüustria, Franáºa e Eslová¬nia. A conservaáºáúo de muitas destas construáºáÁes permite o estudo aprofundado de como estes povos viviam.

Casa de Palafita restaurada – Foto: Wikipedia

7- Residá¬ncias da Casa de Saboia

Os duques da famá¡lia de Saboia fizeram questáúo de construir nada menos do que 22 paláícios e villas na cidade de Turim e arredores. Tendo governado a cidade de maneira absoluta ao longo de muitos sá®culos, a famá¡lia comeáºou suas construáºáÁes na dá®cada de 1560, quando Emanuel Felisberto transferiu a capital do seu reino para Turim. O projeto continuou ao longo das geraáºáÁes seguintes, atá® o sá®culo XVIII. Entre os principais locais do sá¡tio considerado patrimá┤nio da humanidade, estáúo o Palazzo Reale, Palazzo Madama e Villa dela Regina em Turim, bem como a Reggia di Venaria Reale e o Castelo La Mandria na regiáúo do Piemonte.

Palazzo Reale, Turim ÔÇô Foto: Fulvio Spada / Flickr

8- Estradas de ferro Albula e Bernina

Duas estradas de ferro cruzam os alpes e conectam a Itáília com a Suá¡áºa: Albula e Bernina. A primeira possui 67 km de extensáúo, 42 tá║neis e 144 viadutos e pontes. Enquanto isso, os trilhos da Bernina compreendem 61 km, 13 tá║neis e 52 viadutos e pontes. A construáºáúo destes caminhos que conectam paá¡ses europeus data do iná¡cio do sá®culo XX e, alá®m de vencer o isolamentos dos paá¡ses, ainda representa conquistas da engenharia civil em harmonia com a paisagem natural. Alá®m disso, a qualidade das construáºáÁes e a harmonia arquitetá┤nica tambá®m contam como elementos marcantes.

Bernina Express percorrendo a ferrovia Rá®tica. Foto Andreas Stutz / Unsplash

9- Arte rupestre do Vale Camonica

Outro sá¡tio considerado patrimá┤nio da humanidade á® tambá®m uma das maiores coleáºáÁes de gravuras prá®-histá│ricas do mundo. Localizado na regiáúo da Lombardia, o sá¡tio contá®m mais de 140 mil sá¡mbolos e figuras entalhadas na pedra ao longo de um perá¡odo estimado em 8 mil anos. Os tipos de figuras que podem ser encontradas no local váúo da representaáºáúo de práíticas de agricultura e navegaáºáúo atá® duelos e figuras geomá®tricas. A contribuiáºáúo que estes desenhos tiveram para a sociologia, etnologia e histá│ria á® incalculáível.

Leia tambá®m TUDO SOBRE OS PATRIMáöNIOS DA HUMANIDADE NA ITáüLIA (PARTE 3)

Arte rupestre no Vale Camonica ÔÇô Foto: Wikipedia

10- Sacri Monti do Piemonte e da Lombardia

Sáúo chamadas de ÔÇ£Sacri MontiÔÇØ (Montanhas Sagradas) as nove capelas e construáºáÁes religiosas que foram feitas nos sá®culos XVI e XVII para simbolizar diferentes aspectos da fá® cristáú. Apá│s o sá®culo XV, com o crescimento do islamismo no Oriente Má®dio, a peregrinaáºáúo para a Terra Santa passou a ficar cada vez mais difá¡cil, e com isso surgiu a necessidade de criar locais alternativos, sendo que a semelhanáºa geográífica com a regiáúo de Jerusalá®m era levada em conta. Junto com as capelas, artistas de diversas á®pocas acrescentaram pinturas e esculturas que representam os momentos mais importantes da vida de Jesus.

Capela de Varese ÔÇô Foto: Wikipedia